Este produto tem características especiais, suas moléculas precisam estar em constante movimento a fim de manter suas propriedades físicas e tecnológicas ao desgaste e flexão, e com isso evitar um processo de quebra chamado hidrólise. O uso do calçado no mínimo uma vez ao mês, prolonga a vida útil do solado.
Sobre o uso do calçado.
Use sempre calçadeira ao calçar o sapato. Isso garante que o contraforte não quebre e o couro não rasgue. Evite usar o calçado na chuva. A água em excesso prejudica o couro e a estrutura do calçado. Todo calçado pode soltar tinta tanto na parte interna como na externa, podendo assim, manchar os pés, as meias e até mesmo a barra da calça.
Limpeza de Calçados.
Empoeirados: Deve ser realizada com pano ou leve escovação.
Com barro/terra: Deve-se remover os torrões de barro do calçado, logo que tirado dos pés. Limpar o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro. Em ambos os casos aplicar uma pomada (graxa de sapato) dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.
Secagem de calçados úmidos.
Deve ser feita naturalmente à sombra e em ambiente arejado. Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente. Nunca colocar o calçado em estufa, no sol, perto do fogo ou atrás de geladeira para acelerar o processo, pois uma secagem violenta pode provocar o endurecimento do couro que irá quebrar com a flexão ou distorcer o formato. Além disso, as solas podem descolar, fundir, amolecer, encolher ou se deformar. Nunca guarde calçados úmidos, pois eles podem embolorar. O bolor, além de estragar o calçado, causa danos à pele dos pés. Com um pano seco, seque o calçado por dentro e por fora e deixe-o em um ambiente arejado por um dia.
Efeitos do suor.
Além de provocar o endurecimento do couro, o suor o torna quebradiço e encurta sua vida útil, podendo também provocar odores desagradáveis e o desenvolvimento de fungos. Os efeitos do suor e da umidade podem ser através:
Da escolha do calçado adequado à temperatura da época do ano; Do devido descanso dos calçados, pelo uso alternado de dois pares no dia-a-dia (de modo que um par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido); Da colocação do par que não está em uso em local de boa ventilação; Do uso de palmilhas descartáveis; Do uso de meias absorventes; No caso de pés muito quentes, é interessante maior freqüência na troca de meias e lavagem dos pés.
É importante lembrar que o pé não é um órgão estável. Pela manhã, quando descansado, se encontra no seu tamanho normal; no decorrer do dia, após caminhar, pelo calor e outros fatores, tende a inchar. Outro fator a ser observado é o uso a que se destina o calçado.